O Conselheiro Haroldo, conselheiro de matrícula mais antiga presente, após verificar a existência do quórum regulamentar determinado pelo Art. 104 do Estatuto do Clube Naval (CN), abriu a sessão, com a participação de 35 conselheiros efetivos e 3 conselheiros vitalícios.

   Em seguida, passou a palavra ao Presidente Eleito do CN, Almirante de Esquadra (Refº) João Afonso Prado Maia de Faria, que, dentre outras coisas, falou sobre sua plataforma para gestão do Clube e as ações específicas para execução da mesma, que foram publicadas em Boletim (março e abril de 2023) e que, em breve, estarão disponíveis no site do Clube. Acrescentou que dará continuidade às tarefas de aprimoramento das gestões financeira e administrativa iniciadas no biênio passado, aplicadas a todos os setores, respeitadas as peculiaridades de cada um. Na área financeira prevalecerá o respeito e aderência ao orçamento, que continuará passando por exame e aprovação do Conselho Diretor (CD). Irá procurar aumentar a integração entre os Conselhos Fiscal (CF) e CD e manter estreito relacionamento com o presidente do CD. Agradeceu aos Conselheiros Lawrence e Lima, que dedicaram tempo, conhecimento administrativo-financeiro e inteligência a serviço do Clube por vários anos na vice-presidência de gestões passadas, e considerou dar-lhes um descanso, mas aproveitando suas experiências no CD, mantendo suas participações no Grupo de Trabalho de revisão do Estatuto, tarefa muito importante para o futuro do Clube. Terminou dizendo que gostaria de deixar patente sua disposição de fazer tudo o que puder pelo Clube, que está ciente das responsabilidades, e da vontade de enfrentar com sabedoria e discernimento as dificuldades, procurar o trabalho em equipe, valorizar nossos funcionários e manter o propósito principal que é o atendimento aos nossos sócios.

   Foram empossados os conselheiros que não o foram no dia 11 de junho. Em seguida, o Conselheiro Haroldo deu posse ao Almirante de Esquadra (Refº) Luiz Fernando Palmer Fonseca como Conselheiro Vitalício, por ter exercido o cargo de Presidente do CN no período de 11/06/2021 a 11/06/2023.

   O Conselheiro Alexandre José Barreto de Mattos foi indicado para a Presidência do CD e, não havendo outras indicações, foi aprovado por unanimidade e imediatamente empossado. Assumindo a Presidência, agradeceu a confiança dos conselheiros, ressaltando que se sentia honrado com a indicação e concitou-os a lhe ajudar na tarefa que terá pela frente na condução dos trabalhos do CD.

  O Presidente fez as seguintes indicações: para 1º Secretário o Conselheiro Carlos Roberto de Oliveira Cândido e para 2º Secretário a Conselheira Márcia Helena de Carvalho Ramos; para a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) o Conselheiro Renato Vilhena de Araújo, como Presidente e, como demais membros, os Conselheiros Sérgio Cavalcanti da Costa Moura, Sergio Silvan Brasileiro da Silva, Sérgio Loesch Soares e Francisco Alves Nôga; para a Comissão de Finanças (CF) o Conselheiro Haroldo Rodrigues da Cunha Fonseca como Presidente, e como demais membros os Conselheiros Paulo Marcos Gomes Lustoza, Ricardo Santos Moreira da Cunha, Antônio Manoel Vasques Gomes e Márcia Helena de Carvalho Ramos. Todos foram aprovados por unanimidade.

    Foi aprovado o calendário das sessões ordinárias do CD para o 2° semestre de 2023.

    Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a participação de todos e deu por encerrada a presente Sessão.