O Presidente do Conselho Diretor (CD), após verificar a existência do quórum regulamentar determinado pelo Art. 104 do Estatuto do Clube Naval (CN), abriu a sessão, que aconteceu no modo híbrido, por videoconferência e presencial, excepcionalmente no Departamento Esportivo do Clube Naval (DECN), com a participação de 31 conselheiros efetivos e 5 conselheiros vitalícios.

 

   Em seguida, colocou em discussão a Ata da Sessão Ordinária anterior, 3ª SOCD, e perguntou se havia alguma observação ou comentário sobre a referida Ata e, não havendo manifestações, a considerou aprovada por unanimidade.

 

   A Diretoria apresentou ao CD proposta de aumento de efetivo no quadro de sócios departamentais do DECN. Após ouvir os conselheiros, o Presidente do CD decidiu encaminhar, ao Presidente do CN, uma compilação das manifestações e solicitar um aprofundamento da questão.

 

  O Conselheiro Haroldo, Presidente da Comissão de Finanças do CD, apresentou, com o auxílio de tabelas e gráficos, os valores da execução orçamentária da SEDE, do DECN, do Departamento Náutico do Clube Naval (DNCN), da Caixa Beneficente do Clube Naval (CABENA), do Plano de Aquisição do Clube Naval (PACN) e da Carteira Hipotecária e Imobiliária (CHI), apresentados ao CD pelo Conselho Fiscal (CF), referentes ao mês de julho/2023. O Parecer da Comissão de Finanças, acompanhando a decisão do CF, propondo aprovar as contas dos setores do CN, foi aprovado por unanimidade.

 

  O Presidente do CD apresentou para avaliação do plenário a proposta da Diretoria, de atualização do valor de ALTORÇ de remanejamento-investimento, que são avaliadas pelo CD. Esses valores eram de 30 mil reais em 2003, passaram para 50 mil em 2010 e a proposta é que passem agora para 110 mil. Essa mudança de valor é calculada com base no IPCA. Proposta aprovada por unanimidade.

 

 Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a participação de todos, ressaltando o elevado quórum presencial, e deu por encerrada a presente Sessão.