O Presidente do Conselho Diretor (CD), após verificar a existência do quórum regulamentar determinado pelo Art. 104 do Estatuto do Clube Naval (CN), abriu a sessão, que aconteceu no modo híbrido, por videoconferência e presencial, com a participação de 33 conselheiros efetivos e 2 conselheiros vitalícios.

 

   Continuando, prestou uma homenagem ao Conselheiro Egberto Raymundo da Silva Filho, que teve uma participação bastante ativa no CD por longos 15 anos e foi Comodoro do Departamento Náutico do Clube Naval (DNCN) de junho 1991 a junho de 1993, e solicitou que fosse observado um minuto de silêncio em sinal de pesar pelo seu falecimento.

 

   Em seguida, colocou em discussão a Ata da Sessão Ordinária anterior, 4ª Sessão Ordinária do Conselho Diretor, e perguntou se havia alguma observação ou comentário sobre a referida Ata e, não havendo manifestações, a considerou aprovada por unanimidade.

 

   O CMG (Refº-IM) Jaime George de Freitas, Diretor do Departamento Financeiro do CN, fez uma apresentação sobre a Comissão Especial de Gestão dos Recursos Financeiros (CEGREF), criada para gerir os recursos do Clube como um todo, com a ideia de que quem possui um volume maior de recursos aplicados, consegue melhores condições e rentabilidade. Falou da criação, formação e aperfeiçoamento da Comissão e listou alguns balizadores da mesma. Após a apresentação do CMG (Refº-IM) Jaime, alguns conselheiros se pronunciaram e o Conselheiro Miccuci perguntou se o Departamento Financeiro já avaliou a possibilidade de o Clube participar de um convênio com o SICOOB, nos moldes do Banco da Cooperativa do Ministério Público do Estado do RJ, a fim de beneficiar os associados do CN com tarifas bancárias mais atrativas e melhores linhas de crédito, sem a necessidade de criação de um Banco Naval próprio, com todo o arcabouço legal vigente para esse fim.

 

  O Conselheiro Haroldo, Presidente da Comissão de Finanças do CD, apresentou, com o auxílio de tabelas e gráficos, os valores da execução orçamentária da SEDE, do Departamento Esportivo do Clube Naval (DECN), do DNCN, da Caixa Beneficente do Clube Naval (CABENA), do Plano de Aquisição do Clube Naval (PACN) e da Carteira Hipotecária e Imobiliária (CHI), apresentados ao CD pelo Conselho Fiscal (CF), referentes ao mês de agosto/2023. O Parecer da Comissão de Finanças, acompanhando a decisão do CF, propondo aprovar as contas dos setores do CN, foi aprovado por unanimidade.

 

 Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a participação de todos, ressaltando o elevado quórum presencial, e deu por encerrada a presente Sessão.