Em conformidade com o inciso VI do artigo 69, Capítulo III, do Estatuto do Clube Naval (CN) e à vista das análises apresentadas pelos Conselheiros Relatores, este Conselho Fiscal (CF) é de parecer favorável à aprovação, por unanimidade, das Contas referentes ao mês de SETEMBRO de 2023 da SEDE, da Carteira Hipotecária e Imobiliária (CHI), do Plano de Aquisição do Clube Naval (PACN), do Departamento Esportivo do Clube Naval (DECN), do Departamento Náutico do Clube Naval (DNCN) e da Caixa Beneficente do Clube Naval (CABENA). Registra-se que os Relatores consignaram suas observações na alínea Golf - Considerações Gerais - de todos os Órgãos e/ou Departamentos da sua esfera de análise.

 

  Consigna-se que é mandatório que todos os Entes Administrativos do CN, com autonomia orçamentária e financeira, cumpram o orçamento aprovado pelo Conselho Diretor, em especial os limites referentes a DESPESAS. O CF sugere aos Executivos dos Entes Administrativos observarem rigorosamente os limites orçamentários aprovados e que façam os ajustes necessários para o cumprimento desses limites, nos grupos de despesas, com a devida antecedência, observando as datas das SOD para referendar ou aprovar os ALTORÇ de ajustes.

 

  O CF recomenda mais uma vez que os Órgãos e Departamentos utilizem o Relatório Gerencial, emitido pela Diretoria Financeira, como instrumento de apoio a tomada de decisão e façam os ajustes necessários para que a execução orçamentaria realizada esteja conforme com os valores aprovados pelo CD no orçamento para período 2023 e 2024 para as diversas rubricas e não somente com o valor global.

 

  O CF renova a observação da Ata anterior, sobre o encaminhamento das informações aos Relatores do CF. Mesmo após as mudanças de datas com o efeito desejado de ampliar a moldura temporal de análise e os dados estarem mais consistentes, não surtiu o efeito desejado. Os dados enviados para análise do CF têm sido encaminhados no limite extremo do período estabelecido na OP e em algumas vezes com erros obrigando os Conselheiros Relatores a retificarem seus relatórios as vésperas das reuniões do CF. Tal fato tem impactado diretamente na elaboração da Ata final do CF, insumo básico da análise da Comissão de Finanças do CD, pois há informações a serem obtidas para sanar questionamentos levantados pelos Conselheiros no plenário da reunião, para citar a principal. O CF reitera que os Setores enviem as informações aos relatores do CF com a urgência que o assunto requer, mesmo porque esses dados já foram transmitidos e compilados no Relatório Gerencial distribuído pela Diretoria Financeira.

 

  O Presidente do CF agradeceu a presença de todos e nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião.

  CERTIFICO que os Membros do CF que participaram da SOCF validaram, eletronicamente, a presente Ata.