O Presidente do Conselho Diretor (CD), após verificar a existência do quórum regulamentar determinado pelo Art. 104 do Estatuto do Clube Naval (CN), abriu a sessão, que aconteceu no modo híbrido, por videoconferência e presencial na Sede, com a participação de 30 conselheiros efetivos e 3 conselheiros vitalícios.
O Presidente do Conselho Fiscal (CF), V.Alte. (Refº-IM) Menezes, fez a apresentação do Parecer relativo à Tomada de Contas de todos os setores do CN para o período de 1º de junho de 2023 a 31 de maio de 2024. Começou mencionando que o Parecer compreende a síntese dos relatórios das análises mensalmente emitidas pelo CF, pautado na execução orçamentária e financeira dos setores e no orçamento e AltOrçs aprovados pelo CD. Ressaltou pontos positivos e negativos, dentre eles que a despesa executada pelos diversos setores do Clube manteve-se dentro dos limites fixados pelo CD, exceto o Departamento Náutico do Clube Naval, mas o valor excedido foi irrelevante comparado ao orçamento do setor, citou as recomendações feitas à Diretoria e encerrou dizendo que o CF aprovou, sem ressalvas, as contas do Clube, referentes ao período citado. O Parecer do CF foi aprovado por unanimidade pelos membros do CD.
O Conselheiro Hugo apresentou o Parecer da Comissão Especial do CD criada para analisar o Relatório Anual do Presidente do CN, relativo ao período de junho de 2023 a maio de 2024, a qual considerou que o Relatório Anual não apresenta discrepâncias de forma ou conteúdo, entretanto apresentou alguns pontos de atenção, com o objetivo de contribuição, por parte do CD à Presidência do Clube, e que as observações e sugestões apresentadas não invalidam o teor do Relatório Anual do Presidente, estando o mesmo em condições de ser submetido à deliberação do plenário do CD. O Presidente do CD acrescentou que as sugestões e recomendações apresentadas foram acatadas pela Presidência do Clube.
O Presidente do CN, Alte.Esq. (Refº) Prado Maia apresentou seu Relatório Anual referente ao período de junho/2023 a maio/2024. Falou dos assuntos relevantes no nível da Presidência (onde se destacam revisão do Estatuto e aprimoramento da gestão administrativo-financeira), Recursos Humanos (reajuste salarial e troca do plano de saúde), Finanças (quitação da dívida com o FGTS e processos judiciais), Tecnologia da Informação, Controle Interno, Meio Ambiente e Segurança Orgânica e do Trabalho, serviços prestados aos sócios, dificuldades e riscos, e metas mais relevantes.
O Relatório Anual do Presidente do CN foi aprovado por unanimidade.
Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a participação de todos e deu por encerrada a presente Sessão.