O Presidente do Conselho Diretor (CD), após verificar a existência do quórum regulamentar determinado pelo Art. 104 do Estatuto do Clube Naval (CN), abriu a sessão, que aconteceu no modo híbrido, por videoconferência e presencial, com a participação de 29 conselheiros efetivos e 2 conselheiros vitalícios.

 

  Em seguida, colocou em discussão a Ata da Sessão Ordinária anterior, 5ª SOCD, e perguntou se havia alguma observação ou comentário sobre a referida Ata, além daquelas apresentadas por e-mail que foram todas acolhidas, e, não havendo manifestações, a considerou aprovada por unanimidade.

 

 O Presidente do CD deu posse ao CMG (Ref.) Gabriel Mascarenhas Monteiro como conselheiro efetivo em virtude do falecimento do Conselheiro Silva Filho.

 

  O Conselheiro Haroldo, Presidente da Comissão de Finanças do CD, apresentou, com o auxílio de tabelas e gráficos, os valores da execução orçamentária da SEDE, do Departamento Esportivo do Clube Naval (DECN), do Departamento Náutico do Clube Naval (DNCN), da Caixa Beneficente do Clube Naval (CABENA), do Plano de Aquisição do Clube Naval (PACN) e da Carteira Hipotecária e Imobiliária (CHI), apresentados ao CD pelo Conselho Fiscal (CF), referentes ao mês de setembro/2023. O Parecer da Comissão de Finanças, acompanhando a decisão do CF, propondo aprovar as contas dos setores do CN, foi aprovado por unanimidade.

 

  O Conselheiro Sérgio sugeriu que a diferença do número de sócios seja mostrada dentro dos últimos 12 meses, discriminando o posto dos oficiais que pediram desligamento nesse período, para que o CD possa melhor avaliar a situação e, se conveniente, propor soluções para assessorar o Presidente do CN em algumas medidas.

 

 O Conselheiro Loesch perguntou por que a Despesa de Pessoal no mês de setembro foi superior ao período anterior. O Conselheiro Haroldo mencionou que o aumento no mês agosto com relação a julho deveu-se a férias e aumento do salário dos funcionários e ficou de trazer esclarecimentos na próxima reunião. O Presidente do CD solicitou ao Conselheiro Haroldo que acompanhe essa evolução. Na próxima reunião, se verificarmos que o índice de Despesas de Pessoal se manterá elevado, então pediremos à Diretoria os devidos esclarecimentos.

 

 O Presidente falou sobre o Regimento Interno do CD, distribuído recentemente aos conselheiros, onde constam aspectos bastante importantes, alguns precisando ter o cumprimento aprimorado, e que devem ser do conhecimento dos membros do CD.

 

 Palavra aberta aos conselheiros, o Conselheiro Gabriel falou dos oficiais RM2 que não podem continuar sócios do CN quando saem da Marinha, porque o Estatuto não permite. O Presidente mencionou que, os oficiais RM2 têm um prazo para solicitar permanência como sócios departamentais. Ele buscará maiores esclarecimentos sobre o assunto.

 

 Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a participação de todos, ressaltando o elevado quórum presencial, e deu por encerrada a presente Sessão.