O Presidente do Conselho Diretor (CD), após verificar a existência do quórum regulamentar determinado pelo Art. 104 do Estatuto do Clube Naval (CN), abriu a sessão, com a participação de 30 conselheiros efetivos e 3 conselheiros vitalícios.
Em seguida, colocou em discussão a Ata da Sessão Ordinária anterior, 2ª SOCD, e perguntou se havia alguma observação ou comentário sobre a referida Ata e, não havendo manifestações, a considerou aprovada por unanimidade.
O Presidente do CD mencionou que gostaria de acrescentar dois assuntos à pauta: primeiro, que ele solicitou ao Conselheiro Haroldo que, a partir desta data, a cada sessão do CD, ele mencione uma Ordem Permanente (OP) do CN em vigor, para conhecimento dos conselheiros; segundo, um aspecto importante, o CD passa a receber diretamente do Departamento Financeiro do CN o relatório gerencial produzido por aquele setor, que, anteriormente, era encaminhado somente ao Conselho Fiscal (CF).
O Conselheiro Haroldo, Presidente da Comissão de Finanças do CD, apresentou, com o auxílio de tabelas e gráficos, os valores da execução orçamentária da SEDE, do Departamento Esportivo do Clube Naval (DECN), do Departamento Náutico do Clube Naval (DNCN), da Caixa Beneficente do Clube Naval (CABENA), do Plano de Aquisição do Clube Naval (PACN) e da Carteira Hipotecária e Imobiliária (CHI), apresentados ao CD pelo CF do CN pela Ata n° 03 de 07/08/2023, referentes ao mês de junho/2023. O Parecer nº 01 da Comissão de Finanças, acompanhando a decisão do CF, propondo aprovar as contas dos setores do CN, foi aprovado por unanimidade.
O Conselheiro Haroldo mencionou que o Diretor, obteve excelentes resultados na administração da CABENA e PACN. Sendo assim, foi indicado para dirigir a CHI neste exercício financeiro.
O Conselheiro Haroldo apresentou a OP nº 30-065 que trata da “Centralização das Aplicações Financeiras e Criação da Comissão Especial de Gestão dos Recursos Financeiros”. O Presidente do CD acertou uma participação da Diretoria Financeira do CN na SOCD de outubro para maiores esclarecimentos sobre a OP em questão, e também com a presença do Almirante Inoi, 2º Vice-presidente do CN, que abordará o tema sobre a montagem do orçamento.
O Alte. Esq. (Refº) Luiz Fernando Palmer Fonseca, Presidente do CN do Biênio 2021-2023, apresentou o Relatório Anual (RA) referente ao seu último ano na presidência do Clube.
O Presidente do CD agradeceu a apresentação do Conselheiro Palmer e colocou o RA em votação, que foi aprovado por unanimidade.
O Conselheiro Sérgio sugeriu que o RA fosse disponibilizado no site do CN.
Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a participação de todos, ressaltando o elevado quórum presencial, e deu por encerrada a presente Sessão.