Antes de dar início à sessão, o Presidente do Conselho Diretor (CD) ressaltou a presença maciça de conselheiros no plenário e fez uma homenagem ao VA (Refº-FN) Fernando Nascimento, falecido no dia anterior, exemplo e inspiração para várias gerações de Fuzileiros Navais.
Dando prosseguimento, após verificar a existência do quórum regulamentar determinado pelo Art. 104 do Estatuto do Clube Naval, o Presidente do CD abriu a sessão, que aconteceu no modo híbrido, por videoconferência e presencial, com a participação de 31 conselheiros efetivos e 3 conselheiros vitalícios.
Em seguida, colocou em discussão a Ata da Sessão Ordinária anterior, 7ª SOCD, e perguntou se havia alguma observação ou comentário sobre a referida Ata, além daquelas apresentadas por e-mail que foram todas acolhidas, e, não havendo manifestações, a considerou aprovada por unanimidade.
O Conselheiro HAROLDO apresentou a análise da Comissão de Finanças (ComFin) dos valores da execução orçamentária da SEDE, do Departamento Esportivo do Clube Naval (DECN), do Departamento Náutico do Clube Naval (DNCN), da Caixa Beneficente do Clube Naval (CABENA), do Plano de Aquisição do Clube Naval (PACN) e da Carteira Hipotecária e Imobiliária (CHI), apresentados ao CD pelo CF, referentes ao mês de novembro/2023. O Parecer nº 07 da ComFin, acompanhando a decisão do CF, propondo aprovar as contas dos setores do CN, foi aprovado por unanimidade.
Apresentou também o Parecer nº 08 da ComFin, favorável às Alterações Orçamentárias 002 e 003 do Departamento Financeiro, aprovadas pela Diretoria, as quais visam Suplementação de Receita e Despesa da Sede, no valor de R$ 88.239,61, como pagamento de honorários advocatícios previstos em cláusula de êxito devida ao Escritório de Advocacia que representou o CN em uma ação judicial contra a Empresa Light. Parecer aprovado por unanimidade.
Ainda, o Parecer nº 9 da ComFin, favorável ao aumento da joia de admissão de Sócio Departamental do DECN em 8,44% sobre o valor atual vigente a um ano, a partir de 1º de fevereiro do corrente ano. Acrescentou que tal reajuste ainda mantém o limite para que o DECN continue isento do IPTU junto à Prefeitura do Rio de Janeiro. Parecer aprovado por unanimidade.
O Presidente relembrou que a reunião de março acontecerá no DNCN.
Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a participação de todos, ressaltando o elevado quórum presencial, e deu por encerrada a presente Sessão.