O Presidente do Conselho Diretor (CD), após verificar a existência do quórum regulamentar determinado pelo Art. 104 do Estatuto do Clube Naval (CN), abriu a sessão, que aconteceu no modo híbrido, por videoconferência e presencial na Sede, com a participação de 33 conselheiros efetivos e 2 conselheiros vitalícios.

  Em seguida, colocou em discussão a Ata da Sessão anterior, 16ª SOCD, e perguntou se havia alguma observação ou comentário sobre a referida Ata e, não havendo manifestações, a considerou aprovada por unanimidade.

  O Conselheiro Haroldo apresentou a análise da Comissão de Finanças (ComFin) do CD dos valores da execução orçamentária da SEDE, do Departamento Esportivo do Clube Naval (DECN), do Departamento Náutico do Clube Naval (DNCN), da Caixa Beneficente do Clube Naval (CABENA), do Plano de Aquisição do Clube Naval (PACN) e da Carteira Hipotecária e Imobiliária do Clube Naval (CHI), apresentados ao CD pelo Conselho Fiscal (CF), referentes ao mês de agosto/2024. O Parecer nº 27 da ComFin propôs aprovar as contas de todos os setores do CN, tendo sido aprovado por unanimidade.

  Alguns conselheiros se manifestaram dizendo que o CN deveria dar apoio financeiro integral ao DNCN, atendendo todas as suas necessidades. A Conselheira Márcia, mencionando o que já foi dito em outra reunião pelo Conselheiro Lima, disse que a Diretoria do CN tem conhecimento das necessidades do DNCN e as vem atendendo dentro das possibilidades que aquele departamento tem para executá-las.

  O Conselheiro Miccuci reiterou o assunto que ele mencionou na 14ª SOCD que é a afiliação do DNCN ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), alegando ser o caminho mais rápido para que o DNCN consiga angariar mais recursos e sugeriu um estudo sobre o assunto.

  O Conselheiro Duarte, abordando a questão de novas receitas para o DNCN, mencionou que oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil (MB) podem se tornar sócios do Clube Militar sem pagar joia ou pagando o mesmo que um oficial do Exercito Brasileiro (EB) e sugeriu que seja estudada a possibilidade de facilitar a entrada de sócios da FAB e do EB residentes em Niterói, nos mesmos moldes que é facilitado aos militares da MB.

 O Conselheiro Haroldo apresentou, ainda, solicitações de Alteração Orçamentária (AltOrç) para suplementação orçamentária do DECN, a fim de atender as obras de reforma da cozinha, todas aprovadas por unanimidade.

  Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a participação de todos, ressaltando o elevado quórum presencial, e deu por encerrada a presente sessão.